Primeiros Tempos
Logo após o descobrimento, nos anos de 1501 e 1503. Dom Manuel enviou grupos de portugueses para conhecerem melhor a nova terra e verificarem se aqui havia riquezas. Eram as expedições exploradoras.
Navegando próximo ao litoral, os exploradores foram dando nomes a alguns elementos da paisagem natural. Nas matas do litoral encontram o pau-brasil. Da madeira dessa árvore era extraída uma tinta vermelha usada para tingir tecidos. Por causa dessa planta, anos mais tarde a terra descoberta recebeu o nome de Brasil.
Interessados no pau-brasil começaram a vir também para o nosso país pessoas de outros países da Europa. O governo português resolveu então enviar expedições guarda-costas para policiar o litoral brasileiro e expulsar os estrangeiros. Essas expedições aqui chegaram em 1516 e 1526.
Encontrando muita dificuldade para expulsar os invasores e temendo que estes se apoderassem do Brasil, Portugal decidiu que seria necessário colonizá-lo, isto é, trazer pessoas para nele viver, trabalhar e defender a terra.
Em 1530 chegou uma expedição colonizadora chefiada por Martins Afonso de Sousa. Nela vieram cerca de 400 pessoas, que deveriam fundar povoados, plantar, criarem animais, procurar riquezas e combater os invasores estrangeiros.
No ano de 1532 foi fundada a primeira vila, que recebeu o nome de São Vicente, em terras situadas no atual Estado de São Paulo. Aí foram plantadas as primeiras mudas de cana-de-açúcar e foi construído um engenho para fabricar açúcar. Era o início da colonização do Brasil.
domingo, 10 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário