Caracterização linguística dos textos
Os textos, como meio de comunicação, expõem as diferentes intenções do emissor: informar, convencer, seduzir, comunicar, avisar, entreter, orientar, sugerir, receitar, dentre outras. De acordo com essas e muitas outras intenções e levando em conta a sua função, os textos podem ser caracterizados em:
I – TEXTOS HUMORÍSTICOS
História em quadrinhos
Piadas
Adivinhações
Jogos
Charges
Cartuns
II – TEXTOS LITERÁRIOS:
Contos
Lendas
Fábulas
Poemas
Parlendas
Trava-línguas
Cantigas de roda
Crônicas
Diários
Novelas
III – TEXTOS INSTRUCIONAIS:
Receitas
Manuais de instrução
Regras de jogo
Regulamentos
IV – TEXTOS INFORMATIVOS:
Pesquisas
Biografias
Notas de enciclopédias
Artigos
Mapas
Definições
Relato de experiências
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
A história em quadrinhos trabalha com a imagem e permite que a criança leia e interprete o texto mesmo sem o domínio da leitura e da escrita convencionais.
Por meio da observação e da interpretação das características dos personagens e de ações encadeadas, ela estabelece relações de tempo e espaço. Isso favorece a organização lógica das idéias, fator importante para se estabelecer a unidade temática do texto.
Características:
Na história em quadrinhos:
Há combinação de imagens com o texto escrito;
Seus elementos verbais (palavras) e icônicos integram-se com base em um código específico;
O leitor participa ativamente por via emocional e anedótica;
São apresentadas em variadas situações:
Histórias em quadrinhos cômicas que aparecem em jornais (tirinhas);
Aventuras de guerra, romances, histórias policiais, ficção científica (função literária);
Expressam instruções para melhorar a higiene, economizar recursos (água, energia), prevenir enfermidades (vacinas e orientação sobre extermínio de insetos que provocam doenças, etc. (função apelativa);
Orientam e instruem a realização de tarefas.
Estrutura:
As histórias em quadrinhos, geralmente, são compostas por imagens (linguagem não verbal) e textos escritos (linguagem verbal).
Entre os elementos que entram na composição das histórias em quadrinhos, para imprimir dinamismo à leitura, existem os balões e as onomatopéias.
quinta-feira, 24 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário