domingo, 28 de março de 2010

Texto informativo

Aula de Produção de Texto.
Um texto informativo como o próprio nome já diz, a principal função dele é informar, ou seja passar uma informação. O melhor exemplo de texto informativo é o jornal.

As características deste texto é linguagem culta, direta, deve conter as informações,citando fonte e exemplos. Jamais deve conter opiniões pessoas, o texto informativo não é uma dissertação onde você defende suas idéias.

personagem turma da monica


Essas personagens serão utilizadas na aula de produção de texto

sexta-feira, 26 de março de 2010

Como estudar bem em casa

solidos geometricos

As grandes navegações

As importantes rotas comerciais da seda e das especiarias, bloqueadas pelo Império otomano em 1453 com a queda de Constantinopla o que motivou a procura de um caminho marítimo pelo Atlântico, contornando África.
O prelúdio para a Era dos Descobrimentos foi uma série de expedições que atravessaram Eurásia por terra na Baixa Idade Média.[1] Embora os mongóis tivessem ameaçado a Europa com a pilhagem e destruição, os estados mongóis também unificaram grande parte da Eurásia. A partir de 1206, a Pax Mongolica permitiu criar rotas comerciais e vias de comunicação que se estendiam desde o Médio Oriente até à China.[2] Uma série de europeus aproveitaram para explorar o Oriente. Estes eram maioritariamente italianos, pois o comércio entre a Europa e o Médio Oriente era então quase totalmente controlado por comerciantes das Repúblicas marítimas - Génova, Veneza e Ragusa. A estreita relação dos italianos com o Levante suscitou uma grande curiosidade e interesse comercial sobre os países situados a oriente.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Definição de História

O historiador.
História é tudo o que está relacionado ás presença, ás atividades, as maneiras de ser das pessoas.
Também é dado outro sentido: História, ciência que estuda a vida humana através do tempo. O estudo da história pode servir a diferentes finalidades, que variam conforme o ponto de vista.
Historiador é a pessoa que interpreta os fatos históricos ou experiências humanas com ajuda dos registros deixados de um povo.
Em história há tempos de curta,média e longa duração. Curta duração é aquele que passa imediatamente. Média duração é um fato no nosso tempo. E longa duração é aquele que ocorreu há muito tempo atrás, como a ´Pré Hitória´.

Conceito de História

História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.
Objetivos
Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.

Fontes
O estudo da História foi dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000 a.C).

Para analisar a Pré-História, os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos).

Já o estudo da História conta com um conjunto maior de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.

Ciências auxiliares da História
A História conta com ciências que auxiliam seu estudo. Entre estas ciências auxiliares, podemos citar:
Antropologia (estuda o fator humano e suas relações),
Paleontologia (estudo dos fósseis),
Heráldica (estudo de brasões e emblemas),
Numismática (estudo das moedas e medalhas),
Psicologia (estudo do comportamento humano),
Arqueologia (estudo da cultura material de povos antigos),
Paleografia (estudo das escritas antigas) entre outras.

Periodização da História

Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:
- Pré-História: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do Império Romano)
- Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa).
- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Músicas e poemas do Brasil

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

De Primeiros cantos (1847)

Gonçalves Dias
Aquarela do Brasil
Gal Costa
Composição: Ary Barroso
Brasil!
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Prá mim! Pra mim, pra mim
Ah! abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil! Prá mim! Pra mim, pra mim!
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver a sá dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil! Pra mim, pra mim, Brasil!
Brasil!
Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiferente
O Brasil, samba que dá
bamboleio que faz gingar
O Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil!, Pra mim, pra mim, pra mim
O esse coqueiro que dá coco
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil!, Pra mim, pra mim, pra mim.
Ah! e estas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah! esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil! Pra mim, pra mim! Brasil!
Brasil! Pra mim, Brasil!, Brasil!
Vejam esta maravilha de cenário
É um episódio relicário
Em que o artista
Num sonho genial
Escolheu para este carnaval
E o asfalto como passarela
Será aquela
O Brasil em forma de aquarela
Passeando pelas cercanias do Amazonas
Conheci vastos seringais
E no Pará, na ilha de Marajó
E a velha cabana do Timbó
Caminhando ainda um pouco mais
Deparei com lindos coqueirais
Estava no Ceará
Terra de Irapuã, de Iracema, e Tupã
Fiquei radiante de alegria
Quando cheguei à Bahia
Bahia de Castro Alves e do acarajé
Das noites de magia
Do Candomblé
E pude atravessar
As matas do Imbú
Assisti em Pernambuco
A festa do frevo e do maracatu
Brasília tem o seu destaque
Na arte, na beleza e arquitetura
Feitiços de garoa pela serra
São Paulo engrandece a nossa terra
Do Leste por todo Centro-Oeste
Tudo é belo, e tem lindo matiz
E o Rio
O Rio de sambas e batucadas
De malandros e mulatas
De requebros febris
Brasil, essas nossas verdes matas
Cachoeiras e cascatas
De colorido sutil
E neste lindo céu azul de anil
Emolduram aquarela
Meu Brasil
Lá, lá, lá, lá, iá

Asa Branca
Gonzaguinha
Composição: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira
1-Quando oiei a terra ardendo
com a fogueira de São João
Eu perguntei, a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação(2x)
2-Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por falta d'água perdi meu gado
morreu de sede meu alazão(2x)
3-Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração(2x)
4-Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para mim vorta pro meu sertão(2x)
5-Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração(2x)
CANTA BRASIL
As selvas te deram nas noites seus ritmos
Bárbaros...
Os negros trouxeram de longe reservas de pranto...
Os brancos falaram de amores em suas canções...
E dessa mistura de vozes nasceu o teu pranto...

Brasil
Minha voz enternecida
Já dourou os teus brasões
Na expressão mais comovida
Das mais ardentes canções...
Também,
A beleza deste céu
Onde o azul é mais azul
Na aquarela do brasil
Eu cantei de norte a sul
Mas agora o teu cantar,
Meu brasil quero escutar:

Nas preces da sertaneja,
Nas ondas do rio-mar...

Oh!
Este rio – turbilhão,
Entre selvas e rojão,
Continente a caminhar!
No céu!

No mar!
Na terra!
Canta, brasil !!!

Que País é Este
Legião Urbana
Composição: Renato Russo
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Lição de casa para o dia 22/03

Intervalo

Ultimamente nos intervalos nossos alunos estão se machucando muito.
Todos os professores tem orientado seus alunos quanto ao risco de acidente.
Estou sugerindo que os alunos tragam para a escola algum jogo para que possa brincar na hora do intervalo para ver se conseguimos diminuir a estatística dos acidentes escolares.
OBS. A responsabilidade do brinquedo é do aluno.
Os pais e ou responsáveis que desejarem expressar sua opinião, favor deixá-la no comentário do blog.
Contamos com a compreenção de todos e antecipo os meus agradecimentos
Professor Antonio Carlos

Nova data de entrega do trabalho de geografia

Devido a dificuldade encontrada pelos alunos em executar o trabalho de geografia, o mesmo ficou para ser entregue no dia 24/03/2010.
Não será recebido com data posterior.
Hoje 17/03/2010, além de ser explicado novamente, eu mostrei o trabalho do aluno Gabriel de Souza que fez corretamente, servindo como modelo.
Espero ter atendido a todos.

Horário de aula

domingo, 14 de março de 2010

Conteúdo para a semana 15/03 a 19/03

Ciências:
Conecção da atividade pág. 12
Pontes cardeais e colaterais
Atividade da página 13
Orientação pelo Sol
Movimento de rotação e translação
Semana: Bússula - pág 17


História:
O primeiro encontro (Grandes navegações; Descobrimento do Brasil; Luta dos tripulantes as caravelas) páginas 8 a 11.

Geografia:
O Brasil nosso país.
Lição de casa (Para dia 17/03): Trazer uma letra de música o poesia que fale do Brasil. Página 13 atividade 2.
Página 13 atividade 1: Cinco notícias com as respectivas imagens - orientação no livro.
Fazer um texto envolvendo as pesquisas da atividade 1 e 2.
Semana: Brasil e América.

Matemática:
Números e operações - Sistema de numeração decimal e classe dos bilhões.
Grandeza e mediçõe - Medida do tempo: Dia, mês ano.
Espaço e forma - retas, sólidos, geometria, segmento de reta e semi-reta.
Lição de casa: Trazer situações onde os números são utilizados na nossa vida cotidiana.


Português:

Ler e escrever - Lendas - trazer as lendas já vistas:
O dona da Luz
Sant Thomás e o boi que voava.
Beoululf e o Dragão
Vitória Régia
Papagaio crá-crá.

*Ortografia - Produção de texto
*Gramatática - Tipos de textos

terça-feira, 9 de março de 2010

Material 09/03/2010

Trazer o livro e caderno de História no dia 12/03/2010

Lição de Casa - Ciências - 09/03/2010

Fazer as atividades do primeiro capítulo do livro de ciências para o dia 12/03/2010 (sexta-feira)